Grab this Widget ~ Techie Blogger

Astana - A Capital do Cazaquistão


Um país pouco falado, principalmente no Brasil, não se sabe ao certo o que teríamos de interessante para conhecer lá, então vamos dar algumas sugestões.
A sua capital está localizada ao longo do rio Ishim no norte do país, na região Akmol. A cidade começou a ser construída em 1997. É também uma das capitais com clima mais frio do mundo, no fim do outono (dezembro) os termômetros já podem marcar 35 a 40 graus centígrados negativos.
Em pouco tempo o seu resultado é surpreendente, prédios de arquitetura arrojada sobem aos céus com tremenda velocidade, gruas por toda parte, asfalto surgindo por todo o redor, uma cidade em construção financiada pelo gás e pelo petróleo. Um fato interessante é que a mudança da capital de Almaty para Astana é comemorada no dia 6 de julho, por "coincidência" o dia do aniversário do presidente.




Bela Arquitetura na Cidade


A cidade possui um crescimento incrível, resultado do grande crescimento pode ser percebido no caos do trânsito.


Podemos apresentar a Pirâmide da Paz:






Projeto concebido pelo arquiteto mais prolífico da Grã-Bretanha, Lord Norman Forster, esta pirâmide gigante é uma presença estranha no meio das estepes asiáticas. O edifício é dedicado para “a renúncia à violência” e “para a união das religiões do mundo”.

O Palácio Presidencial:



Colocado em uma posição central geográfica de comando na cidade, o Palácio Presidencial de Astana fica no final de uma rota cerimonial, que se inicia com a torre Bayterek.




O pilar branco de alabastro, o monumento aos Povos Cazaques, é encimado pelo Samruk, a mitológica ave dourada. O monólito atrai visitantes, às vezes de minorias étnicas, como estes, que vieram da cidade de Taraz. 



Shopping Khan Shatyr:



Existem muitos shoppings em Astana. Eles são movimentados e bem usados pela população local. Afinal, com o frio que costuma fazer na cidade, eles garantem um pouco mais de conforto para um momento de lazer. Mas, na verdade, o mais interessante é mesmo o Khan Shatyr pela arquitetura fantástica. Na hora do por do sol ele atrai muita gente. O sol se põe atrás dele e as fotos ganham contornos incríveis.

Astana é uma cidade que está em constante crescimento, com estruturas cada vez mais modernas, tendo pretensões de crescimento tanto estrutural quanto populacional.


Comentários