Grab this Widget ~ Techie Blogger

Salvador/Ba -Brasil

Geral


Salvador é uma das mais belas e visitadas cidades do Brasil. Reúne inúmeras atrações para todos os gostos: praias e belezas naturais, locais históricos, que remetem ao início da colonização brasileira, muita música, gastronomia típica, religiosidade, capoeira, além de possuir o maior carnaval do mundo.
Impossível pensar em Salvador e não lembrar imediatamente de locais como Elevador Lacerda, Farol da Barra, Mercado Modelo, Pelourinho e Igreja do Senhor do Bonfim.
Não é a toa que Salvador é conhecida como a capital da alegria, pois é muito hospitaleira com todos que a visitam, acolhendo os visitantes do mundo inteiro com muitos sorrisos e oferecendo os melhores e mais surpreendentes roteiros.
A mistura de raças, credos e cores formou uma cultura singular em Salvador, que está presente em todas as partes da cidade, durante o ano todo, podendo ser apreciada em sua mais diversas manifestações, como a capoeira, o candomblé, a percussão, as danças e o carnaval.
Salvador está entre as cidades mais ensolaradas do mundo, sendo o clima ideal para os seus 50 quilômetros de praias, distribuídas entre a cidade alta e a cidade baixa, banhadas pelas águas do oceano Atlântico e da Baia de Todos os Santos.


História


Um breve resumo:
A região onde se localiza Salvador era habitada pelos tupinambás, quando, em 1501, Gonçalo Coelho, comandante da primeira expedição exploratória, comerciou com os índios e instalou o padrão de posse português no local do atual Farol da Barra, na entrada da baía.
A partir de um naufrágio um dos sobreviventes, o português Diogo Álvares Correa (caramuru) estabeleceu-se no local da futura Salvador. Surgiu o primeiro povoado com a integração de europeus.
Em 1549 inicia-se o processo de colonização efetiva do Brasil com a fundação da sua primeira capital, a Cidade do Salvador. Seu fundador, o primeiro Governador Geral Thomé de Sousa desembarcou no atual Porto da Barra, em 29 de março, e iniciou a construção da cidade-fortaleza, planejada para ser o centro administrativo do Brasil.
O traçado urbano da cidadela foi definido pelo mestre de cantaria Luís Dias, com nítida preocupação de defesa, cercada por uma paliçada.
Até o início do século 19, era a maior cidade do Brasil e a segunda maior em todo o Império Lusitano, atrás apenas de Lisboa. Até os anos 1870, era o porto mais movimentado do País.


Turismo



Centro Histórico

Reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, preserva até os dias de hoje construções do período colonial. São sobrados, solares, palacetes, igrejas e conventos construídos nos estilos ibérico e barroco, que foram restaurados, mas mantendo suas características arquitetônicas originais.

O Centro Histórico de Salvador compreende a área que vai da Praça Municipal – onde está o Elevador Lacerda – até o Largo de São Francisco, englobando também o Terreiro de Jesus, Pelourinho, Praça Castro Alves e Mercado Modelo. 


Pelourinho




O primeiro e mais famoso bairro de Salvador é mundialmente conhecido por suas ladeiras. casarões coloridos, igrejas e museus. Na época do Brasil colonia, o Pelourinho era habitado por famílias ricas e destinado ao comércio e administração da cidade. Hoje, é um verdadeiro centro cultural a céu aberto. 

A restauração dos casarões e sobrados realizada a partir de 1990 fez com que eles ganhassem cores vivas e estrutura confiável, transformando-se em bares, hotéis, lojas e restaurantes. Também a limpeza e segurança das ruas e becos ganhou atenção especial, fortalecendo e valorizando o turismo.



Mercado Modelo

É hoje o maior centro de artesanato da América Latina, onde se pode encontrar peças típicas da cultura baiana, como as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim, patuás, figas, berimbaus e outros instrumentos musicais, bordados e rendas, além de todo tipo de pimenta e temperos.

A história do Mercado Modelo é marcada por momentos de dificuldade e superação. Construído em 1912, se localizava entre a Casa da Alfândega (atual mercado) e a Escola de Aprendizes de Marinheiros trazidos. No ano de 1969, o local foi destruído por um incêndio, promovendo sua mudança para a Praça Cayru, em 1971. O novo prédio foi atingido por outro incêndio em 1984, causando sérios danos. Porém, foi realizada uma reforma que reforçou a prevenção de incêndios e manteve a mesma estrutura.



Forte São Marcelo



Em 1965, depois da invasão holandesa, teve início a construção de um forte para proteger o antigo Porto de Salvador e parte da Cidade Alta. Esta construção circular feita em um banco de areia foi concluída somente no ano de 1728.
O forte de São Marcelo também funcionou como prisão, tendo como prisioneiro mais famoso Bento Gonçalves, revolucionário gaúcho.
O local foi reaberto para visitação em 2008, após mais de 40 anos fechado. Hoje sedia o Centro Cultural Forte São Marcelo, que reúne um imenso acervo histórico sobre a cidade de Salvador.

Como a Bahia possui elevadas temperaturas, você provavelmente irá querer desfrutar das praias de Salvador:

Porto da Barra


É uma das mais conhecidas da cidade. Pequena e cercada por fortes e diversas igrejas, possui águas claras e calmas, ótimas para o banho. Proporciona uma visão para a Baía de Todos os Santos, sendo o local ideal para assistir o pôr-do-sol, acompanhado por uma água de coco.



Pituba

Localizada em um dos bairros mais populosos de Salvador. É bem movimentada e bastante frequentada pelos moradores do local. Com ondas fortes, é otima para caminhadas e possui um ótimo local para banho próximo de onde os pescadores guardam seus barcos.



Armação




Com fortes correntezas e muitas ondas, é bastante procurada pelos surfistas, porém fica praticamente deserta na maior parte do ano, em função de não ser muito propícia para o banho. Em seu entorno há muitos hotéis, restaurantes, centro de convenções e um shopping.


Praia dos Artistas



Recebeu este nome por ter sido muito frequentada por artistas como Caetano Veloso e Gal Costa, nos anos 70. Possui ondas fortes, mas conta diversas barracas, sendo bem movimentada.


Stella Maris

É uma das praias mais movimentadas e badaladas. Tem ondas fortes e recifes, sendo muito visitada pelos praticantes do surf e bodyboard, mas também possui trechos protegidos por pedras que, na maré baixa, formam piscinas naturais. Suas dunas atraem os adeptos do standboard.


Conta com uma grande estrutura de barracas que à noite promovem festas, reunindo moradores de Salvador e da região Metropolitana.


Através do site salvadorbahia pode-se obter mais informações.


Carnaval de Salvador


 Carnaval da Bahia é a maior festa de participação popular do mundo. Apenas no Carnaval de Salvador, o evento atrai mais de 1 milhão de turistas.

Salvador é a capital do axé, ritmo da Bahia que caracteriza o Carnaval no Estado e foi originado na década de 50 por Dodô e Osmar, a partir de uma mistura do frevo Pernambucano e a guitarra elétrica. Os trios elétricos também são uma das principais marcas, eles percorrem os circuitos do carnaval levando renomados artistas nacionais.

Para mais informações sobre o carnaval acesse Carnaval Salvador.


 Interessado em visitar, busque hotéis em salvador.

Comentários